PARKLET - RINO BEER

Sorocaba - SP,  2020

O objetivo foi criar um espaço que participe da dinâmica da rua, ora um espaço para beber e comer ao ar livre, bater papo com os amigos, ora para os pedestres descansarem e passarem seu tempo livre. Quanto mais pessoas circularem no local, maior e melhor será sua contribuição para o dia-a-dia do bairro.

A implantação deste parklet corrobora com a vocação de uma rua de bairro tradicional de Sorocaba, hoje já conhecida por seus bares e histórias,
proporcionando mais espaços para o encontro e reduzindo a dicotomia do dentro-fora.

A interação entre as pessoas aumenta a segurança, incentiva e fomenta o comércio local, além de deixar o bairro mais interessante. Essa troca entre comunidade e cidade é a grande motivação para construção da varanda urbana.

Em toda sua extensão, o parklet possui um banco linear ora interrompido por floreiras, que também pode servir de apoio, ora formam um “L”criando outros cenários. A ideia de não ocupar todo o espaço e manter seu centro mais livre, facilita seu acesso e permite que as pessoas se apropriem do espaço de diversas maneiras.

Pensando na racionalidade da construção, o projeto foi dividido em módulos e a disposição espacial do mobiliário possibilita diferentes situações de estar e atividades. As bancadas altas propiciam um ambiente para o encontro e reforçam a ideia do compartilhar.

Autores: Diandra Rodrigues Franco

               José Miguel Hidalgo